terça-feira, 27 de março de 2012

“Significações da vida. Reflexões para Páscoa” por Andréa Rosa.


                   Temos vivido dias tristes, confusos, preocupados, corridos, e não percebemos os reais valores que nos acompanham. Enquanto adultos, vivemos momentos conturbados, em que sentimentos se misturam, e sempre nos vemos amargurados ou angustiados com algo. Precisamos constantemente resolver algo, repensar alguma coisa que aconteceu e acharmos culpados para o que não queremos enxergar e então, cobramo-nos pelas atitudes que tivemos e que não foram aceitas, ou bem vistas pelos outros.

                   Fica ainda pior quando refletimos toda essa insegurança ou frustração pessoal em nossas crianças e adolescentes. Sem percebermos, fazemos com que eles mesmos se envolvam em nossos problemas ou que tenham reações inesperadas. Sem nos darmos conta da situação e do que tem causado tanto cansaço emocional em nós adultos, respondemos de forma grosseira para os filhos e produzimos neles uma imensidão de possibilidades negativas em reagir contra outros que venham incomodá-los. Dessa forma, não notamos, mas nossos adolescentes estão ficando sem paciência, sem refletir sobre suas ações e cansados da forma como eles mesmos se tratam. As relações entre eles têm se desgastado e percebo cada vez mais no ar uma resposta natural de “não estou nem aí para seus problemas” afinal, para eles, seus problemas são sempre maiores e insolúveis.

                   Durante as orientações educacionais que faço numa tentativa de fazer com que percebam o outro, eles desabafam, dizendo “meu amigo foi grosseiro comigo” ou “não aguento mais a forma como falam comigo”. Por mais que procure ponderar a situação e ouvir os dois lados nessa relação amigo com amigo ou amigo com colegas de classe, cada vez menos um deles consegue perceber que o outro também possui sentimentos, e nem sempre a verdade que ele pronuncia é real. No último dia 14 de abril, de 2011, muitos adolescentes lançaram a ideia do “Dia do Abraço”, fato que me chamou muito a atenção. Mesmo sabendo que o “Dia Internacional do Abraço” seja 22 de maio, acredito que necessitavam demonstrar sentimentos mais nobres, interessantes e afetivos. Visualizei um grande movimento de amigos que se abraçavam. Algumas tentativas de abraçar chamaram-me a atenção, pois não foram tão receptivas quanto esperadas, já que algumas aproximações não eram bem-vindas.

                   Será que, se todas as famílias preparassem seus filhos para serem mais receptivos, amorosos, respeitadores e humildes de coração, não teríamos tido resultados mais positivos? Talvez fossem mais espontâneos, e mesmo que alguns não quisessem participar desse movimento, teriam sido gentis ou delicados em dizer não. Por que participar das famosas “ovadas” é tão mais significativo e emocionante? Por que é mais interessante fazer com que seu colega sinta-se constrangido? O mais inaceitável acontece quando alguns pais auxiliam seus filhos a comprarem os ovos para que estes ajudem no constrangimento de outros. Com certeza pensam: “se aconteceu com o meu, qual o problema?” Não está no momento de refletirmos juntos sobre atitudes tão simples, mas que fazem (ou farão) uma diferença marcante na vida de nossos adolescentes?

                   Será muito bom usarmos esse momento especial da Páscoa para termos um ótimo recomeço; pararmos por alguns instantes, nessa data tão festiva, tão marcante para muitas famílias - seja evangélica, católica, espírita ou de qualquer outra concepção religiosa - por um momento de união familiar.  Não importa o motivo dessa ação; nesse momento da Páscoa, quando são enaltecidos valores consumistas e financeiros, poderíamos desviar um pouco esse foco e procurarmos uma forma de agradecer a saúde que temos, a família a qual pertencemos, a força para trabalharmos e levantarmos todos os dias, as verdadeiras amizades que conquistamos e o amor que nos une.

                   Talvez alguns considerem “piegas” tais sentimentos e formas de agradecimento, mas tenho certeza de que fará uma diferença significativa para o adolescente que possuímos em casa. Daqui há alguns anos ele poderá nem se lembrar do chocolate que ganhou nessa data, muito menos das broncas que ele recebeu sobre as notas, nem os castigos que lhe foram aplicados, muito menos o “menu” que foi servido; mas certamente, lembrar-se-á com nitidez do momento em que seus responsáveis pediram, por um minuto, a palavra no almoço ou no jantar, para darem as mãos e agradecerem por estarem juntos e respeitando-se mutuamente. Será uma forma de fazermos com que nossos filhos cresçam num ambiente familiar mais sólido, amoroso e cheio de ações positivas sobre os outros.

                   No futuro dirão “lembro-me como se fosse hoje, que paramos, por um momento, demos as mãos e dissemos o quanto valia a pena fazer parte dessa família. Isso me ajudou a tornar-me um adulto melhor”.     


FELIZ PÁSCOA!     COM CARINHO.

ANDRÉA ROSA. 

quinta-feira, 22 de março de 2012

22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA NOSSO BEM MAIS PRECIOSO.




      O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU em 1992, tendo vigor em 1993. Um dia destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. A ONU também divulgou um importante documento, a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Todo ano, é criado o tema gerador da campanha, para 2012, será “Água e a segurança alimentar”.   

      Para festejar a data e conscientizar a população sobre a importância de economizar o recurso natural, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) deve realizar ações com todas as idades. Em São Paulo, o dia deve ser marcado por sessões de cinema, caminhadas, rapel, jogos infantis, exposições, peças de teatro interativo e coleta de óleo de cozinha para reciclagem. Os eventos são gratuitos e estarão espalhados por parques, praças e shoppings da capital e Grande São Paulo até o dia 1º de abril.
                     
      Veja abaixo algumas sugestões de passeios em homenagem ao Dia mundial da Água:

1. Um dos passeios que vale a pena ver é a exposição do “Diamante de gelo gigante” na estação de metrô Butantã. O diamante tem 1,70m de altura por 1,60m de largura e diz na sua base 'Dê à água o valor que ela tem' criação de Lew'Lara. O diamante de gelo fica exposto na estação até sábado - todos os 2.200 litros de água da escultura serão posteriormente reutilizados pela Sabesp.

2. Exposição Tietê – o maior programa de saneamento do Brasil. Conheça a história do maior programa de saneamento do Brasil e saiba como cada morador pode ajudar nesse processo. Até 26 de março, das 4h às 24h (horário de funcionamento da estação), na estação Luz da CPTM.

3. Exposição “Água: um Bem Precioso”. Mostra conta a busca do homem pela água potável, desde a captação até a chegada nas casas.
      Até 1º de abril, durante o horário de funcionamento do shopping Frei Caneca, na rua Frei Caneca, 569, Centro.

4. Exposição Planeta Água, um Mundo Sustentável. Uma peça de teatro ao ar livre para ensinar a crianças e adultos como é viver de forma sustentável. Entrada gratuita. Dias 22 e 23 de março, às 10h30 e às 15h; 24 e 25 de março, às 16h.
      Praça Victor Civita, rua Sumidouro, 580, Pinheiros.


CURIOSIDADE: Empresa transforma água do mar em água potável.



“Uma das grandes preocupações do homem é que um dia a água potável acabe. Mas uma empresa de Bertioga (SP), a Aquamais, tem uma solução para o problema: transformar a água do mar em água potável. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,5 bilhão de pessoas no mundo já sofrem com a falta de água. Se o consumo continuar no ritmo atual em menos de 20 anos o problema poderá atingir 3 bilhões de pessoas. Por isso, o esforço para encontrar outras formas de obter água potável se faz necessário. O processo de dessalinização não é novidade. No Oriente Médio, onde a água doce é escassa, o método vem sendo usado há décadas. A diferença é que o Brasil não só transformou água do mar em água potável como também inovou o processo, engarrafando e comercializando o produto. A captação da água é feita em alto mar. Quanto mais o barco se afasta da costa, mais limpa a água é, facilitando o processo de purificação. Depois da coleta, o sal é separado da água através da técnica de osmose reversa. O produto final contém cerca de 60 minerais, muito mais que os 12 encontrados na água comum. Hoje, o maior destino das garrafas de água Aquamais é os EUA. De cada 10 garrafas, 7 vão para lá. No Brasil, a empresa comercializa os seus produtos em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e em alguns estados do Sul. Em 2012, a ideia é expandir os negócios, levando a produção para o nordeste. Ficou com vontade de experimentar? Então acesse o site da Aquamais e descubra as distribuidoras da sua cidade!”


 Veja abaixo algumas dicas para economizar água: