Como a simpatia pode aumentar sua
liderança no trabalho.
Existe uma característica muito
importante para quem deseja se tornar um líder influente no
trabalho: a capacidade de ser simpático. Apesar ser algumas vezes
não ser levado em consideração, a simpatia é importante, pois está muito ligada
à inteligência emocional, indo além dos conhecimentos técnicos e de
experiências profissionais. Essa qualidade costuma ser fundamental para aumentar
a influência e o carisma na equipe, fazendo com que a pessoa
passe a ser cada vez mais valorizada pelos colegas.
Pensando nisso, listamos abaixo 5 dicas para ser
mais simpático e aumentar a sua influência no trabalho. Confira a seguir:
1 – Pense positivamente: É importante manter a
mente positiva no
trabalho, eliminando preocupações desnecessárias. Procure enxergar como tirar o
melhor proveito de cada situação, mesmo que algo não tenha dado certo.
Identifique aquilo que você pode aprender com os seus colegas de trabalho,
enxergando-os como parceiros e não como seus concorrentes. Lembre-se: você
costuma atrair e emitir o que mentaliza. Cultivando pensamentos negativos,
você acabará transmitindo-os para a equipe, afastando cada vez mais as pessoas
com quem trabalha.
2 – Enxergue a possibilidade de aprender com seus
erros: em geral, pessoas influentes costumam procurar formas de aprender
com os erros. Ao invés de reclamarem por terem cometido um falha, elas
procuram transformá-la em um a lição, identificando o que precisam mudar para
não repeti-la.
3 – Mantenha o foco na comunicação: é importante comunicar-se
devidamente com a equipe de trabalho. Muito além do simples “bom dia”, é
preciso compartilhar ideias com os colegas, prestando atenção
no que eles dizem e respeitar as opiniões diferentes da sua. Não tenha
medo de pedir sugestões e perguntar sempre que surgir alguma dúvida. Grandes
líderes costumam ser interessados em sempre aprender algo novo com os seus
colegas, valorizando os seus pontos de vista.
4 – Seja amigável: ao conversar com os seus colegas
de trabalho, é importante manter um tom amigável, estando atento à
maneira como você se dirige aos outros e ao seu vocabulário. Ao mesmo
tempo em que é necessário manter esse tom amistoso, você também deve ser
confiante ao falar, mostrando firmeza nas suas palavras, o que contribui
para manter a sua credibilidade na empresa.
5 – Tenha flexibilidade: pessoas influentes costumam ter a
capacidade de se adaptarem a novas situações, como mudanças na equipe e
alterações da função na empresa, por exemplo. Além disso, elas costumam
“pensar fora da caixa”, procurando lidar da melhor forma com as diferenças,
respeitando-as. Essas atitudes também são fundamentais para ganhar a admiração
do seu chefe e dos colegas de trabalho.
Com informações do Universia Brasil
Fonte:http://aconsultoriaescolar.blogspot.com.br/2015/11/como-simpatia-pode-aumentar-sua.html
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