Inteligência Emocional –
fator de sucesso para carreira.
12 elementos da inteligência emocional: qual você
precisa desenvolver?
Ter empatia e saber ouvir as pessoas não basta. Para ser um líder
excepcional, é importante desenvolver outras habilidades.
Um erro comum em empresas – seguido também por seus funcionários – está
em manter uma visão muito simplificada da inteligência emocional. Olhar apenas para
características como sensibilidade, sociabilidade e o fato de que as pessoas gostam de você não é suficiente. Um líder emocionalmente
inteligente também precisa ter a capacidade de oferecer um feedback sincero,
ainda que duro, a um funcionário – para que ele possa se desenvolver mais na
empresa.
Em um artigo
para a Harvard Business Review, Daniel Goleman e
Richard E. Boyatzis enfatizam que, ao pesquisar o que fazia um líder atingir a
excelência, descobriram que ter uma série de habilidades em inteligência
emocional prepara o líder para esses desafios. Goleman é co-autor de “Primal
Leadership: Leading with Emotional Intelligence”, e Richard E. Boyatzis é
professor do Departamento de Comportamento Organizacional, Psicologia e Ciência
Cognitiva na Weatherhead School of Management.
Os modelos de
inteligência emocional abarcam quatro domínios: autoconsciência,
autogerenciamento, consciência social e gerenciamento de relações.
Nesses
domínios, é possível encontrar 12 competências de inteligência emocional, que
podem ser aprendidas e permitem um desempenho excepcional no trabalho. Elas
incluem áreas como empatia, pensamento positivo, autocontrole, influência,
gerência de conflitos, trabalho em grupo e liderança inspiradora. Se um gerente
sabe ouvir seus funcionários, ajuda-os a solucionar problemas e se relaciona
bem com todos, já possui habilidades de inteligência emocional muito boas.
Faltaria o quê? Capacidade para gerenciar conflitos e fornecer feedback
negativo, até como uma maneira de apontar o caminho do crescimento dentro da
organização. Com a abordagem certa, é possível mostrar a um colega mais
“grosso”, o que não funciona em seu estilo, o que poderia mudar e como isso
iria ajudá-lo em sua carreira na empresa.
Para ser um líder
inspirador, um profissional precisa articular uma visão ou missão que tenha
ressonância emocional com aqueles que lidera – criando a motivação essencial
para que todos sigam em uma nova direção. Para atingir um nível superior, os
líderes ainda precisam desenvolver um equilíbrio de forças em inteligência
emocional. Ao fazer isso, os resultados do negócio vão aparecer logo depois.
E como dizer se as suas necessidades de
inteligência emocional precisam melhorar, especialmente se você acha que já é
bom nessas áreas?
Ao revisar as 12 competências da inteligência
emocional, você provavelmente perceberá os pontos que terá de trabalhar para se
desenvolver. Daniel Goleman e Richard E. Boyatzis recomendam uma avaliação de
360 graus, que reúne tanto a autoavaliação quanto as visões de pessoas que você
conhece bem – e que também te conhecem mais profundamente. O feedback externo é
particularmente útil para ajudar a pesar todas as áreas de inteligência
emocional, incluindo autoconsciência (como você saberia que não é
autoconsciente?). Ao falar com quem te conhece, você terá uma ideia mais clara
de quais são seus pontos fortes e suas fraquezas. Quanto maior o número de
pessoas ouvidas, melhor será o panorama geral.
As avaliações são um ponto crítico para
entender sua inteligência emocional como um todo. O método mais garantido para
melhorar nas áreas que não são tão desenvolvidas é coaching. Contar com o apoio
de um profissional durante esse processo de aprendizado pode ser essencial,
principalmente nos momentos em que as coisas não estão dando certo.
Até pessoas com habilidades reconhecidas de
liderança podem melhorar seu desempenho nas áreas em que há espaço para crescer.
E presumir que inteligência emocional só tem a ver com ser “legal” e “de bem
com a vida” não ajuda – da mesma forma que achar que IE não vai te ajudar a
atingir o próximo nível na sua carreira.
Publicação: http://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2017/03/12-elementos-da-inteligencia-emocional-qual-voce-precisa-desenvolver.html
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