sábado, 26 de agosto de 2017

10 Dicas de Marketing por Andréa Camargo.

10 dicas básicas de marketing para escolas! Por Andréa Camargo. 


Compartilho com sua escola algumas sugestões de “marketing funcional” que poderão contribuir com o dia a dia neste semestre para captação de novos alunos, como na manutenção dos alunos já matriculados.

Espero poder ajudá-los nestas 10 dicas e coloco-me à disposição.

  •   Explorar bastante os vídeos que o Sistema de Ensino (da sua escola possui) disponibilizado-os nas mídias como os programas como facebook, blog, site, portal da escola.

  •     Apresentar, nas próximas reuniões para pais, trechos curtos de vídeos. Convidá-los para um dia de vivência onde terão um atendimento mais personalizado e diferenciado, podendo ser um encontro por mês agendados com os novos pais. Esses agendamentos são importantes, além das visitas diárias que já são comuns. Esse movimenoa gera um “tom de organização e importância” para a escola.  Os próprios colaboradores (professores e outros funcionários da escola) poderão multiplicar esses vídeos em suas redes sociais. Procure no sistema vídeos que justifiquem a proposta Pedagógica de seu colégio!

  •      Gravar um vídeo institucional inserindo alguns depoimentos de pais e postar nas redes sociais de sua escola. Não deixe de colher um depoimento (ou mais) de pais que confiam na escola!

  •    Divulgar a formação e capacitação de seus docentes reforçando a preocupação da escola na formação continuada de sua equipe. Destaque aos profissionais com formação em psicopedagogia, neuropsicopedagogia, fono, especialistas... Se algum deles já recebeu um prêmio ou publicou um livro, melhor ainda!

  •     Implantar no período de matrículas  “friend sell”, isto é, se o seu aluno indicar um amigo para estudar, receberá um benefício de um desconto! Se forem duas indicações, melhor ainda!

  •     Sempre que promover palestras e encontros com profissionais externos, convidar os pais que já visitaram sua escola, mesmo não tendo efetivado a matrícula. Eles verão a preocupação que a escola possui para com seus alunos e responsáveis.

  •     Fazer parcerias com estabelecimentos comerciais próximos “combinando divulgações”. Um bom exemplo que vi de uma escola: ela fez “potinhos” (porta lápis e giz de cera) com o logo da escola para restaurantes do bairro. Assim, sempre que crianças e pais forem ao local, lhes serão oferecidos folhas para que possam desenhar e ver a “melhor” escola do bairro. O mesmo movimento pode ocorrer em salões de beleza, pet shops, consultórios, academias.... Uma sugestão  são bolinhas terapêuticas com o logo da escola. 

  •     Postar periodicamente, em suas redes sociais,  links de artigos, vídeos educacionais, dicas para pais e alunos...   

  •  Participar sempre que possível de feiras, exposições, eventos no bairro com um stand da escola. Se fazer presente é essencial. Principalmente se forem campanhas do bem.

  •     Promover o Dia do Bem em sua escola. Fechar a rua junto aos órgãos responsáveis “faça barulho e apareça”. Vale todo tipo de campanha: arrecadação de roupas e calçados, artigos de higiene para moradores de rua, vacinação e feira de doação para pets , em parceria com ONGs especializadas, saúde, doação de materiais escolares que seus alunos não usam mais para escolas mais carentes do bairro, feiras sobre empreendedorismo (que seus alunos poderão promover junto com pais, escambo de livros literários)...
__________________________________________________________