sábado, 18 de fevereiro de 2012

UP: Altas Aventuras


Mais um belo desenho produzido pela Pixar. O enredo conta as aventuras que Carl, um idoso viúvo com seu sonho de se mudar para o magnífico “Paraíso das Cachoeiras”, na América do Sul carregando sua casa e conhece Russel, um garoto escoteiro amante da natureza com seu sonho de protegê-la. Ambos na viagem, se deparam com Muntz, o explorador difamado buscando restabelecer sua reputação, Kevin uma tropical e rara e por fim com Dug um golden retriever falante e simpático.

Mesmo sendo um desenho animado, traz muitas significações para trabalharmos e refletrimos sobre encontros intergeracionais entre idosos e adolescentes. Percebemos que nos dias atuais, é importante e necessário estimular o convívio e a aprendizagem entre essas duas gerações. Desmistificar preconceitos relativos ao envelhecimento. Desistir de uma vez da discriminação, dos estereótipos. Ressaltar a necessidade da troca de experiências, que é possível ter vínculos afetivos, humanizar as pessoas em relação aos outros, motivar a descobrirem e atingirem objetivos em comum. Afinal, no desenho são abordados todos esses pontos e os valores que cada um deles traz enquanto “importância pessoal”. Afinal, Carl leva consigo sua casa e Russel, sua mochila. Qual deles carrega “coisas mais importantes”?

Nossa juventude adora o luxo, é mal educada, caçoa da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus”. 
(Sócrates 470-399 a.C.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário