COMUNICAÇÃO
INTERNA / EXTERNA – BASES DA COMUNICAÇÃO
Andréa Camargo - 13/05/2009
As recompensas da boa
comunicação são grandes, mas difíceis são os meios para obtê-la, por isto
sempre esteja atento às bases para a boa comunicação. Dessa forma, a
probabilidade em obter a transmissão da mensagem entre duas ou mais pessoas de
forma clara e efetiva será maior. Vale para empresas, escolas, para o movimento
da sala de aula... Não importa os meios por onde a comunicação transita! Atualmente, são muitos os caminhos, mas a base continua fundamentada em alguns aspectos básicos:
- Saber Ouvir e entender - Demonstre estar apto a ouvir informações mesmo que desagradáveis e críticas, procurando vê-las de forma construtiva. Escute, ouça atentamente, demonstrando interesse pelo que está sendo apresentado, não interrompa desnecessariamente.
- Examine o ponto criticado - Seja humilde e examine o ponto criticado para dar crédito às boas ideias e ao trabalho sincero. Ao receber criticas, procure extrair os aspectos positivos e construtivos. Posteriormente analise e estabeleça procedimentos de ajuste e/ou correções.
- Evite
termos técnicos -
Não use gírias e evite termos técnicos que podem atrapalhar na
comunicação, se for imprescindível o seu uso, explique qual o significado
dos termos usados. Você pode estar falando com alguém que quer entender o
que você está falando e não consegue, provavelmente na próxima vez, ele
não lhe procurará. Use uma linguagem que descreva a realidade.
- Esclareça
suas ideias
- Esclareça suas ideias antes de transmiti-las, faça com que elas sejam
precisas. Analise se as suas ideias estão coerentes com o que se deseja
transmitir.
- Expresse
o seu interesse
- Entre frequentemente em contato com os clientes (pais/alunos) e
escute-os. Expresse seu interesse pelos seus problemas e questionamentos.
Peça detalhes, sem se mostrar íntimo demais. Não dê opiniões pessoais.
- Ações
X Informações
- Demonstre que ações são tomadas baseadas em informação, caso contrário o
pessoal pensará que não valeu a pena o tempo e o esforço despendidos para
manter o fluxo de comunicação. Execute suas ações com base nas informações
adquiridas, validadas e verdadeiras.
- Suas
ações devem sustentar o que você diz - Suas ações refletem o que você
pensa e diz para os outros.
- Procure
ser objetivo -
Seja objetivo, não faça rodeios, mesmo que a mensagem seja o que as pessoas
não gostariam de ouvir.
- Qual
mensagem deseja transmitir? - Trace qual é o objetivo da mensagem,
o que você deseja que os receptores da mensagem absorvam, qual é o
verdadeiro propósito da comunicação.
- Quem
ouvirá minha mensagem - Antes de transmitir alguma informação procure
conhecer qual vai ser o público. A quem você quer afetar e qual é o
momento adequado. Se necessário, prepare-se.
Às vezes será necessário preparar-se muito!
- Consulte
outras pessoas -
Consulte outras pessoas para planejar as comunicações, peça opiniões,
lembre que aqueles que o ajudam a planejar, com certeza o apoiarão. Somos
uma equipe! Ninguém é melhor do que ninguém.
- Como
transmitir
- Esteja atento a sua tonalidade de voz, da receptividade de quem ouve,
bem como da linguagem que você utilizará.
- Verifique
se foi compreendido - Sempre verifique se você foi entendido, faça
perguntas, pergunte o que foi entendido e não se a pessoa entendeu (não
subestime a capacidade das pessoas). Após transmitir a informação, faça
perguntas como: O que você achou?
Isso foi interessante ou importante para você? O que mais poderia
esclarecer? Ficou alguma dúvida? Algo do que eu disse não ficou claro?
Quer que eu registre algum dos pontos?
- Compartilhe - Compartilhe
tanta informação quanto for possível, isto trará ganhos para todos os
envolvidos. A equipe deverá sustentar a mesma linguagem.
- Feedback - O retorno de informações é importante
para manter seus parceiros atualizados nos processos e atividades de
interesse comum, sempre retorne a informação, mostre os resultados e ações
consequentes da informação recebida anteriormente. E caso surjam conflitos
sobre alguma das repostas, discutam e cheguem no senso comum.
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