quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Projeto Interdisciplinar. Tema: Água


Projeto Interdisciplinar. Tema: Água

Professores do Fundamental II e Ensino Médio

                         Cada docente poderá abordar os respectivos assuntos, como textos complementares ou suplementares, dentro dos capítulos que o material que você utiliza na escola, exige enquanto conteúdo programático (seja sistema de ensino ou livros) interligue com o conteúdo programático que será ministrado ao longo do ano, não importando o bimestre ou trimestre.  
                          
                       Associe ainda com: Educação Ambiental, Educação Financeira, Sobrevivência, mudança de hábitos, conservação de recursos naturais, a política e a água, leis (direitos e deveres), microbacias e transposições de rios (como São Francisco), ações onde moram (o que está sendo feito nos condomínios e estabelecimentos comerciais), mudanças climáticas, curiosidades negativas como (a água perdida em tubulações envelhecidas ou desviada por ligações clandestinas chega a 38% da oferta total. Na região Norte esta perda chega a 52%) discutir inteligência racional e emocional, relação da Amazônia com a falta d’água....  

Química/ Física/ Matemática
Geografia / História / Ciências/ Filosofia / Sociologia
Línguas/ Arte
·         Propriedades,
·         Polaridade,
·         Dissolução,
·         Tensão superficial,
·         Densidade,
·         Calor,
·         Salinidade,
·         Componentes,
·         Nutrientes,
·         Gases,
·         % do uso da água,
·         Projeções em anos e meses,
·         Cálculos de uso por pessoa, população (cidade, estado),
·         Cota populacional, cotas mundiais...
·         Colapso,
·         Como prevenir escassez,
·         Irrigação,
·         Meio ambiente,
·         Perfil dos países e estados que possuem saídas (aquíferos),
·         Dessalinização da água do mar,
·         Beber esgoto será a saída (Orange County),
·         Águas subterrâneas,
·         Agricultura / Indústria/ Comércio,
·         Reuso é economia,
·         Mau uso por gerenciamento,
·         Diferenças entre profissões (ambientalistas x engenheiros ambientais),
·         Geopolítica e a Geociência,
·         Espremer névoa (Vila de Chugungo),
·         Açudes subterrâneos (Ouricuri, sertão de Pernambuco),
·         Leis e acordos...
·         Novos termos: inexoravelmente condenados, dessalinização,
·         Expressões: “entrando pelo cano” ou ainda em Inglês: “to come a cropper” ou “entrar en el tubo”,
·         Variações linguísticas: “trabanieblas” (pára-névoas),
·         Registro: instituições e associações (Embrapa) outros órgãos e leis em defesa e proteção,
·         Lendas nacionais, internacionais, contos, músicas, dança, teatro... 

Sugestão de sites:


http://www.abas.org/educacao.php

http://super.abril.com.br/ciencia/era-falta-d-agua-441456.shtml

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/08/falta-dagua-em-cidades-tem-ver-com-devastacao-desenfreada-da-amazonia.html







Nenhum comentário:

Postar um comentário