Projeto
Interdisciplinar. Tema: Água
Professores
do Fundamental II e Ensino Médio
Cada docente poderá
abordar os respectivos assuntos, como textos complementares ou suplementares, dentro
dos capítulos que o material que você utiliza na escola, exige enquanto
conteúdo programático (seja sistema de ensino ou livros) interligue com o
conteúdo programático que será ministrado ao longo do ano, não importando o
bimestre ou trimestre.
Associe ainda com: Educação Ambiental,
Educação Financeira, Sobrevivência, mudança de hábitos, conservação de recursos
naturais, a política e a água, leis (direitos e deveres), microbacias e
transposições de rios (como São Francisco), ações onde moram (o que está sendo
feito nos condomínios e estabelecimentos comerciais), mudanças climáticas,
curiosidades negativas como (a água perdida em
tubulações envelhecidas ou desviada por ligações clandestinas chega a 38% da
oferta total. Na região Norte esta perda chega a 52%) discutir inteligência
racional e emocional, relação da Amazônia com a falta d’água....
Química/ Física/ Matemática
|
Geografia / História / Ciências/ Filosofia / Sociologia
|
Línguas/ Arte
|
·
Propriedades,
·
Polaridade,
·
Dissolução,
·
Tensão superficial,
·
Densidade,
·
Calor,
·
Salinidade,
·
Componentes,
·
Nutrientes,
·
Gases,
·
% do uso da água,
·
Projeções em anos e meses,
·
Cálculos de uso por pessoa,
população (cidade, estado),
·
Cota populacional, cotas mundiais...
|
·
Colapso,
·
Como prevenir escassez,
·
Irrigação,
·
Meio ambiente,
·
Perfil dos países e estados que
possuem saídas (aquíferos),
·
Dessalinização
da água do mar,
·
Beber
esgoto será a saída (Orange County),
·
Águas
subterrâneas,
·
Agricultura
/ Indústria/ Comércio,
·
Reuso é
economia,
·
Mau uso
por gerenciamento,
·
Diferenças
entre profissões (ambientalistas x engenheiros ambientais),
·
Geopolítica
e a Geociência,
·
Espremer
névoa (Vila
de Chugungo),
·
Açudes
subterrâneos (Ouricuri,
sertão de Pernambuco),
·
Leis e
acordos...
|
·
Novos termos:
inexoravelmente condenados,
dessalinização,
·
Expressões:
“entrando pelo cano” ou ainda em Inglês: “to come a cropper” ou “entrar en el
tubo”,
·
Variações linguísticas:
“trabanieblas” (pára-névoas),
·
Registro:
instituições e associações (Embrapa) outros órgãos e leis em defesa e
proteção,
·
Lendas nacionais, internacionais,
contos, músicas, dança, teatro...
|
Sugestão de sites:
http://www.abas.org/educacao.php
http://super.abril.com.br/ciencia/era-falta-d-agua-441456.shtml
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/08/falta-dagua-em-cidades-tem-ver-com-devastacao-desenfreada-da-amazonia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário